Uma Questão de EDUCAÇÃO.


 Concorrentes aos Oscar 2010

Por Caroline Araújo

Esqueça Paris. Ou melhor, viva o charme inebriante da cidade luz através dos olhos e da boca e até mesmo, a respiração de Jenny. Uma garota de 16 anos em plena londres fervilhante dos anos 60’s que almeja uma só coisa. LIBERDADE. Criada sob uma árdua e emblemática disciplina paterna ( Alfred Molina sempre excelente!) que ao mesmo tempo que a força a aprofundar o conhecimento academic, preparando-se para a tão sonhada Oxford, é vazia do ponto de vista de, para que tanto esforço se o que vale ao fim é um casamento¿

Simples. Não existe outra palavra para definir o novo e tocante “filé” da diretora dinamarquesa Lone Schertig “ Na Education – Educação”(2009). Atravez de atuações competentíssimas, todos os medos, inseguranças, sonhos, rebeldias, peso de responsabilidade e em fim, a tão tenue e estafante linha divisória da adolescencia para o universo adulto é mostrada sob o prisma da Jovem Jenny, em  uma forte e emocionante interpretação da britanica Carey Mulligan( Orgulho e Preconceito).

Uma direção de arte impecável. A ebulição das novas descobertas. O entusiasmo . a decepão. E principalemnte. Principios. Carater. O roteiro bem arqueado, retrada não só as mudanças na vida de Jenny, mas de uma forma, as mudanças na vida de qualquer garota, de qualquer mulher.

Estou começando a achar que exsite um conciente coletivo neste momento, pois quase todos os roteiros bons que chegam as telas, de certa forma colocam na sinceridade ou falta dela, os arcabouços que nos fazem cair cada novo dia.

Lone Scherfig, precisa como sempre, vem escrevendo seu nome na lista de grandes diretoras. Não seria surpresa conseguir uma indicação ao oscar deste ano( amanhã teremos a divulgação oficial da Academia). Em 2006 seu filme “ Marcas da Vida” ganhou o Prêmio do Júri do Festival de Cannes.Carey Mulligan também tem boas chances ( ela também esta em Entre irmão, outro forte candidato a indicações deste ano).

Ao fim, esqueça tudo, vista a roupa de Jenny. Seja Jenny.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s