LOOP LOOP UHAAAAAAAAA.


Concorrentes ao Oscar 2010

por Caroline Araújo

Surpreendentemente hilário, sarcástico, rústico e sutil. Creio eu piamente que essas quatro palavras possam pincelar um pouco da acidez desconcertante e imensamente divertida que “In The Loop”(2009) passa ao espectador. Primeiro longa-metragem do diretor escocês de SITCOMS  Armando Iannucci, responsável pela ótima série inglesa  “The Thick of It”, que teve apenas uma temporada e fora abruptamente retirada da programação por escândalos envolvendo astros do elenco, Iannucci remodela sua língua ferina e verte em forma de filme.

Trata-se de uma sátira política sobre os bastidores das agencias de inteligência norte – americana e britânica onde, ambos, o Presidente Americano e o Primeiro – Ministro Britânico fantasiam uma suposta guerra, embora, um general do Pentágono seja contra e um Ministro de exteriores também. De uma forma totalmente maluca, com diálogos excepcionalmente bem amarrados, construídos e ruidosos ( absolutamente este é o filme com mais palavrões na mesma sentença); “ In The Loop” é uma ficção que tem temperos familiares e reais.

 

Com um elenco que mescla atores conhecidos e desconhecidos do grande público com Peter Capaldi, Tom Hollander, Gina McKee, James Gandolfini, Chris Addison, Anna Chlumsky, Enzo Cilenti, Paul Higgins, Mimi Kennedy, Alex Macqueen, Johnny Pemberton, Olivia Poulet, David Rasche, o filme além do ótimo roteiro conta com atuações convincentes. Anna Chlumsky dá o ar da graça após um longo tempo longe das telas. Ela estrelou ao lado de Macaulay Culkin o sucesso de bilheteria “Meu primeiro Amor – My Girl”(1991) e depois de algumas outras peliculas havia desistido de atuar.Felizmente esta de volta.

  

Por onde tem passado, Festivais e mostras “In the Loop” mostra sua voracidade. Foi indicado em praticamente todos os grande festivais na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Dia 07 de março próximo concorre ao Oscar 2010 nessa categoria, e sim, é britânico, um ponto negativo para sua vitória, mas pode surpreender devido a sua densidade e leveza com pitadas de pimenta. De qualquer maneira, temos o surgimento de um novo diretor e a certeza de que outros coelhos ele deve ter na cartola para próximos projetos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s