Um Creme de Framboesa bavaria para viagem , por favor!


Concorrentes ao Oscar 2010

por Caroline Araújo

Esteja preparado e muito bem alimentado e satisfeito para assistir qualquer filme onde a linha central seja o fantástico mundo da gastronomia. Caso contrário, no primeiro terço da película seu estomago estará reclamando em alto e bom som. Passado o conselho de amiga precavida, comecemos nossa análise de hoje.

O que poderia fazer um filme sobre mulheres e cozinhas tornar-se interessante e divertido e segurar o espectador em frente a tela? roteiro? pode ser. Direção? sim, isso imprescindível para qualquer filme que se preze. Arte, fotografia? também, mas são fatores menores no sentido de chamar a atenção total. Atores. Esse é o ingrediente. Coloquemos em um recipiente, uma xícara e meia de roteiro,  muito bem estruturado, e passado duas vezes pela peneira. Adicione uma pitada de temporalidade, fazendo com que a história passe em tempos distintos, sem nenhum desses tempos e seus personagens se cruzarem no futuro. Junte uma colher de sopa de atores coadjuvantes interessantes e bem integrados com  atuações convincentes. Bata em velocidade dois para que a fotografia difusa seja suave aos olhos, coloque dois quartos de cenografia cuidadosa e leve ao forno pré – aquecido por 15 minutos. Retire do forno e adicione um creme de duas atrizes espetaculares, engraçadas, lindas e intensas. Volte ao forno por mais 1 hora e 30 minutes; desligue. Sirva ainda quente.

“Julie & Julia”(2009) da diretora americana Norah Ephron que ainda não estreou em muitos cinemas é mais uma dessas comédias gastronômicas deliciosas de se assistir, com uma diferença: Com duas atrizes de gerações  distintas , uma um monstro absoluto do cinema mundial, e outra; uma das boas promessas dos últimos tempos.

Meryl Streep absolutamente merece todas as honrarias. Lógico, não existem seres humanos infalíveis ou perfeitos, mas Meryl é praticamente cem por cento em todos os trabalhos que executa. Sua interpretação de Julie Child é espetacular. Os gracejos, as risadinhas, o sotaque, os minuciosos detalhes, sua sintonia com Stanley Tucci (que interpreta Paul Child o marido de Julie) é algo assombroso. Ela rouba e não devolve nenhuma cena na qual esta. Um leviatã. Quase quero chamá-la para fazer um Chocolate’s Cake e minha cozinha.

Na outra ponta temos Amy Admas. Sua Julia Powell é Pequenina e gigante. Existe uma fragilidade doce e encantadora em suas interpretações. Os olhos imensos e brilhantes marejados. A simetria. E o peso denso com o qual se entrega. Tudo isso junto e batido em velocidade quatro fazem dessa moça uma atriz competente.A dobradinha Streep\ Admas já vem funcionando desde “Doubt” e parece que vai perdurar. Bom para gente.

No meio do recheio desse assado, temos uma diretora sensível e muito bem focada. Norah Ephron, não arrisca. Mantém a receita redonda com a qual assinou vários sucessos como “Sintonia de Amor” , “ Mensagem para Você”, e o roteiro do delicioso e antológico “Harry e Sally: feitos um para o outro”. Não existe nada fantasioso, não existe nenhuma super sacada. Existe a trivialidade da história de duas mulheres e suas paixões pelo universo da culinária. Existem as imperfeições dos dias, os estresses, as idas e vindas, e claro, uma boa pitada de humor. Baseado em personagens reais “Julie e Julia” concorre ao Oscar de 2010 com a indicação de Meryl Streep a Melhor Atriz. Impossível. Inenarrável. Qualquer outra coisa que eu possa dizer sobre este papel é retórica. Realmente uma das mais belas atuações femininas do ano. E caso ela vença, seria ótimo!! Uma chave de ouro para uma história com uma linha narrativa muito bem amarrada. Ao fim, resta pegar uma frigideira e arriscar uma massa, uma fritada com manjericão fresco, uma omelet de funggi e tomate cereja, legumes sautês abafados na vodcka, ou quem sabe um crepe verde de espinafre e nozes com aspargos frescos no vapor e o que mais o apetite e a imaginação mandar.

Bon Apettit!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s