Louco de Pedra


Fora do Oscar 2010

por Caroline Araújo

No mundo cinematográfico as parcerias, musas e moçinhos com seus inventores da película é uma forma de identificar as assinaturas dos grandes diretores. Prova disso é Diane Keaton e Woody Allen.

Uma das parceiras mais contemporâneas da atualidade é a que o diretor  Steven Soderbergh tem com seu trio de mosqueteiros arrasta mulherada e seus namorados aos cinemas: Matt Damon, Brad Pitt e George Clooney.  Se vocês estão assistindo um filme, e  tem um deles (ou dois ou três) e uma fotografia amarelada, musica oitentista e letterings antigos, na mosca; é um Soderbergh legítimo.

O mais recente espécime saído do forno trata-se de “ The Informant! – O Desinformante” (2009) no qual temos um Matt Damon obeso, chato , paranóico; e deliciosamente excelente em sua interpretação.

Com um roteiro amarradíssimo (outra particularidade deste diretor) com situações que vão e volta e fazem com que o espectador fique com cara de  “ Ahãm?”   “ The informant!” é hilário e despretensioso ao extremo.

O filme é inspirado na história verídica do executivo de mais alto escalão a se tornar um informante na história dos Estados Unidos. O roteiro de Scott Z. Burns é baseado no romance “The Informant: A True Story”, escrito por Kurt Eichenwald. O elenco conta ainda com filme Scott Bakula, Joel McHale e Melanie Lynskey.

Damon esta irreconhecível, sua caracterização como Mark Whitacre é assustadoramente bipolar. Em alguns pontos existem “nós” que nem eu mesma conseguia distinguir se aquele sociopata estava ou não mentindo uma vez mais.

Ótimas sacadas, ótimas atuações e a boa e sempre bem vinda dosagem de direção de Soderbergh. “The Informant!” por algum tempo figurou na lista das grandes possibilidades de prêmios do ano, mas não emplacou.  Mesmo assim, não é um premio ou uma indicação que tira o brilho desta boa película. E outra, Damon, cada vez melhor. Bom sinal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s