Antes que as horas Passem – Longas e envolventes conversas.


Mundo Locadora

por Thais Julianne

Sabe quando você encontra num elevador, ou na fila do supermecado uma pessoa com quem você descobre uma afinidade simples e gostosa de conversar? Os assuntos mais triviais e mais diversos, sem qualquer pretensão técnica ou exibicionista. Sabe quando você tem a oportunidade de ser você mesmo e se sente bem assim diante do outro. Sabe quando você se aproxima desta pessoa por poucos momentos e tem o desejo de que seja para a vida toda? Sabe todos esses clichês românticos que, mesmo sendo o mais “anti-piegas” dos seres humanos, na verdade gostaríamos de viver no nosso dia-a-dia?

Pois então, “Antes do Amanhecer” (Before Sunrise) e “Antes do Por do Sol” (Before Sunset) nos levam em seqüência, a embarcar no universo de dois jovens, um americano e uma francesa, que se encontram ao acaso no primeiro dos filmes, dentro de um trem na Europa; e depois de nove anos, se reencontram em Paris, no lançamento de um livro escrito por Jesse.

 

Ethan Hawke no personagem de Jesse e Julie Delpy como Celine são dirigidos por Richard Linklater em ambos os filmes, o primeiro lançado em 1995 e o segundo em 2004. Sem grandes investimentos na fotografia ou em efeitos hollywoodianos, as produções são bem desenvolvidas e merecem mérito pelos seus roteiros com diálogos bem estruturados e envolventes entre esses dois únicos personagens.

 

Seja antes que o dia amanheça e eles retomem seus destinos ainda com vinte e poucos anos e questionamentos sobre seus futuros profissionais e financeiros, solteiros, ou nove anos depois, antes que o avião saia, logo no entardecer do dia, já estabelecidos profissionalmente e com relacionamentos amorosos estáveis em suas cidades de origem, Jesse e Celine retratam com força de atuação um romance que quebra barreiras de tempo e distância de uma forma simples e realista. Assistir a estes dois filmes em seqüência é um ótimo convite para reflexões com as quais certamente você vai se identificar em algum momento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s