TUDO vai dar Certo!!


Estréia nos Cinemas

por Caroline Araújo

Segunda – Feira. Típica. Cheia. E insuportavelmente pesada da pressão de trabalhos urgentes e imprevistos (muitas vezes previstos) que começavam a pipocar. As engrenagens das sinapses necessitavam de descanso, tempo, relaxamento. Como função de gerente de produção jamais termina; vinte e quatro horas ligadas em todos os meios de comunicação possíveis, mesmo encerrado expediente, estava lá, enrolada em cachecol felpudo para barrar a lufada de brisa gélida batendo nos onze graus de temperatura, terminando de levar equipe para casa, hotel e afins quando subtamente, deixei, o insight do momento light fagocitar minhas vontades.

Procuro uma vaga no estacionamento, me certifico de estar agasalhada e coloco-me no caminho das escadarias para o cinema. Lógico. Vou deixar a mente flutuar em outros ares. Ela merece e eu também.

Fiquei extremante feliz quando vi que fora os típicos filmes deste período de férias, existia uma escada de salvação para os apreciadores da sétima arte. Cinema em época de férias escolares é um estudo antropológico interessante. Mas vou deixar isso para um próximo post. Ticket comprado, chocolate, água, em fim, kit cinema feliz em mãos, vamos a sessão.

“Whatever Works – Tudo PODE dar certo” (2009) é a mais recente (e BRILHANTE) película assinada por Woody Allen. Seca, sarcástica, verídica. Horrorosamente humana. Após sua incursão pela Europa, onde produziu uma safra de filmes bacanas, porém, nem todos com aquele brilho peculiar que conseguimos ver em “Annie Hall” ou “Hannah e suas Irmãs”, dois títulos que o consagraram como diretor e roteirista, Woody volta a Nova York, seu cenário predileto.

“Whatever Works” é simples. Já disse outras vezes que, nem sempre precisa banhar em rios de dinheiro uma produção para se ter um ótimo filme. Este é mais uma prova incontestável. Larry David na pele do insuportável “gênio” quase indicado ao Nobel, BORIS, esta estupendo. Personifica exatamente o típico ranzinza esquizofrênico imortalizado por Allen em filmes que já atuou. Na verdade é uma caricatura do próprio Allen.

Melody a sulista fugitiva que bate na porta de um estranho pedindo ajuda, ou melhor, moradia, caiu como uma luva para a atriz Evan Rachel Wood. A relação desses dois personagens, tão diferentes e de formações e universos tão distantes, é a química mais que perfeita para com que todos os outros personagens que orbitam ao redordeles   sejam cheios de histórias interessantes; e necessárias para o andamento do filme.

“Whatever Works” é despretensioso na mensagem que alinhava no decorrer das quase duas horas de projeção: Na busca diuturna pela felicidade, em sociedades tão miscigenadas e ultra-divididas por variáveis termos e posturas, indivíduos indiossincraticamente diferentes, precisam descobrir o que os move, o que lhes proporcione a tal FELICIDADE. E nessa fogueira de vaidades intelectualóides, idealista ou simplesmente mundana, TUDO, realmente TUDO pode dar certo. Basta apenas que, cada um tenha muito claro quem é, como é e o que quer.

Viver de máscaras, sobrepujado, inquieto internamente, refletindo em um espelho variantes de possibilidades e desejos velados, ou, na contra-mão da própria essência de cada um. Na verdade, o que se tem que ter em mente (e no coração) é de que, felicidade é muito mais do que um estado momentâneo. Ela é perene. E para ela ser verdadeira. Precisamos ser verdadeiros conosco e com o mundo. Nada de falácias.  E alguns momentos, canjica faz muito bem.

Subindo os créditos, minhas risadas internas saltitavam. O Cosmo, a velocidade da luz e a inércia. Tudo assustadoramente faz sentido. Apesar do frio, fui embora com a janela aberta, para sentir o vento refestelar os cabelos enquanto um blues tocava no som. Isso também poderia ser, uma pontinha de felicidade.

Corram para o cinema!!!!

Uma resposta para “TUDO vai dar Certo!!

  1. Pingback: Em cartaz nos Cinemas « Blog do Copola

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s