As boas histórias de Kevin Smith


Dica Vídeo Locadora

por Caroline Araújo

 

Kevin Smith sempre é uma boa carta na manga quando se trata de um filme para momentos variáveis. Desde o boom que teve com seu inteligente “ O Balconista”, este diretor americano acumulou um currículo de histórias bacanérrimas, misturando filmes, sensíveis, nerds, comédias de paródias e filmes inteligentes. Dono de um olhar citadino apurado, Smith consegue trabalhar mix de temas sempre colocando New Jersey, seu estado de origem como palco de fundo. Além é claro, de escalar sempre bons atores.

Não seria diferente com Zack and Miri Make a Porno – Pagando bem, que mal tem¿( 2008) com Seth Rogen e Elisabeth Banks. Aliás um dos pontos altos dessa comédia é exatamente a química e carisma que Seth e Banks dividem em cena.

Ao ver o protagonista Zack interpretado por Seth Rogen, é difícil não pensar em estarmos diante de mais um filme da trupe de Judd Apatow. E talvez Apatow tenha alguma coisa de Kevin Smith, mas isso é pura especulação. Voltando ao filme, vemos a dupla de amigos Zack e Miri (Elizabeth Banks) num momento ruim de suas vidas, dividindo uma casa caquética com pouco conforto. Amigos desde o colégio, os dois convivem há tempo suficiente para conhecerem bastante um ao outro, e alimentados por vidas sem muitas novidades, vivem uma relação sem muitas questões e problemas, além das contas atrasadas.

Zack tenta então convencer Miri sobre fazerem um filme pornô simplesmente pra pagar as dívidas e voltar a ter água e luz em casa, e esse mote fílmico pode ser menos bobo do que parece: sugerindo nas entrelinhas que fazer cinema pode ser algo menos glamuroso do que se costuma pensar, ao mesmo tempo que lúdico e divertido. Ainda que não se tenha as melhores condições
técnicas, Zack e Miri partem nessa labuta de formigas para conseguirem seu objetivo.

Kevin Smith faz do filme um legítimo besteirol, recheado de piadas de mal gosto, palavrões, improbabilidades e cenas de nudez
que podem ruborizar os mais puritanos. Além disso, são tantas as referências da cultura pop no filme, que em alguns momentos ele beira a paródia – ainda que a tradução inevitavelmente prejudique boa parte das piadas e referências: “Trepa nas Estrelas” não é lá um trocadilho muito elaborado. Em suma, Smith nos joga a questão: ” O que você seria capaz de fazer por dinheiro?”

Mesmo com um final feliz nada surpreendente, é   fácil se agradar ao ver Zack e Miri   fazendo seu pornô, não só pela boa química da dupla Banks e Rogen, mas pelo elenco de apoio e até pela trilha sonora,   que explora bem o uso de uma banda como Blondie.
Não espere nenhuma assistir uma revolução cinematográfica e vá aberto a   assistir uma história de amor menos melosa do que o convencional, mas ainda   assim sendo uma história de amor. Essa é a grande saca. Thanks Kevin ;D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s