Geração 8 Bits – Scott Pilgrim


Dica Vídeo Locadora

por Caroline Araújo

Comecemos assim. Um filme. Um vídeo game. Ou melhor; um filme que parece ter saído de um vídeo game, porém o vídeo game nem existe de fato. Confuso. Vamos esclarecer! Para o cineasta Edgar Wright, a vida acontece em fases e ele leva a estética dos games às telas, traduzindo em cores e gráficos toda uma geração de títulos clássicos em uma verdadeira celebração do “8 bits”.

Scott Pilgrim vs the World – Scatt Pilgrim contra o mundo”(2010) dirigido por Wright explora as barreiras da linguagem do cinema, com raro e frenético entusiasmo, fazendo com que o filme realmente exploda na tela. Wright mostra um  “cinema em quadrinhos” experimentando na edição veloz e dando à produção algumas das elipses mais chocantes e concisas. Level Up for Him!

A manipulação com que habilmente opera a questão do espaço tempo para contar a história central, todas as quebradas de ritmos e acelerações pontuais, criou um mise en scène perfeito. Na trama, Scott Pilgrim(Michael Cera) é movido pela presença da enigmática Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winstead) e decide enfrentar os “sete ex-namorados do mal” da moça mesmo sem saber quem exatamente ela é para então desfrutar de seu amor! Uia! K.O

Exímio lastro fílmico da estética Playstation do momento  a  cada ex-namorado é uma fase que se deve superar. E da mesma forma,  na vida real, cada memória do “outro” é uma bagagem a ser compreendida pelo par. E Scott começa o deslocamento de sua “vidinha preciosa e simples”, de moleque sem ambição guitarrista “par time”, rumo  ao amadurecimento e ao prêmio óbvio,  Ramona. Round 3 FIGHT!

 A vida adulta é a consequência dos pontos de experiência coletados pelo caminho. Scott vai coletando moedinhas douradas. Uma ótima obra fílmica de celebração da cultura pop atual, uma leitura espelhada da geração que cresceu devorando os consoles e todo o desenvolvimento tecnológico dos games, e um outro prisma, colorido e despretensioso sobre as complicações dos  relacionamentos. Apaixonar-se. Bláh! You Win!

OS: os cabelos coloridos de Ramona me levaram à uma nostálgica passagem em uma passado, não muito distante. Os mais próximos vão entender exatamente o que falo.rs..

Uma resposta para “Geração 8 Bits – Scott Pilgrim

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s