Quando o filme não tem Sazón…


Em cartaz

por Caroline Araújo

De boa intenção o inferno esta cheio é a máxima que define o novo “super bem intencionado” filme dirigido por Tom Hanks. O tema cheio de otimismo em face da situação econômica dos EUA parecia um tiro certo, uma injeção de ânimo em uma faixa de público específica, contando não apenas com a direção, mas com o roteiro e a atuação de Hanks em um dueto com a sempre bela Julia Roberts. Entretanto, temos uma película que não equilibra. Nem muito humor nem muito drama, algo entre inofensivo e sem gosto.

A premissa de “Larry Crowne – O Amor esta de Volta” (2011) é interessante e é fácil se identificar com os protagonistas durante a trama. Larry (Hanks) é um funcionário exemplar que trabalha em uma rede de supermercados, a Umart (qualquer semelhança é mera coincidência.. ou não). Mas a rotina certinha logo é destruída quando, achando que vai ganhar pela nona vez o prêmio de funcionário do mês, ele é demitido. O motivo: Não possuir um curso superior. A solução: Entrar em uma universidade.

 

Eis que nesta nova etapa da vida, além de fazer amizade com a bela e jovial Talia (Gugu Mbatha-Raw) e passar a integrar uma GANG¿ que fica rodando de Scotter , Larry conhece a professora Mercedes Tainot (Julia Roberts): emburrada, desiludida e desmotivada,  que não parece ser um exemplo de educadora nem aqui nem na conchinchina.

A direção de arte, assinada pelo cubano Carlos Menéndez (Miami Vice), acerta e dá um toque retrô ao filme, principalmente nas cenas da gang de scooters o que torna eficiente e ajuda a compor uma “aurea” de cada personagem. A trilha sonora segue a mesma linha e consegue deixar o longa um pouco menos morno com Hold on tight, Calling America, entre outros, e fica por conta de James Newton Howard.

Hanks e Roberts são bons. Ele já acostumado aos tipos pretensiosamente simpáticos e ela com a eterna infeliz e incompreendida. O elenco de apoio é competentíssimo. Hanks tem uma ótima mão para direção de cena. Chamo a atenção para alguns enquadramentos diferenciados na fotografia. Uma mistura dos planos convencionais com alguns inusitados como o olho de peixe do olho mágico da porta, ou os super closes das lanternas de carro. Isso dá uma quebrada na monotonia bege do projeto como um todo.

Verdade também seja dita. Os diálogos do roteiro são bons. Mas apenas eles. Nia Vardolos( Tula de Casamento Grego) que assina com Hanks o guión, é boa. Mas a dupla falhou feio, pois não só de diálogos legais vive um filme. Tem que ter um pouco de
tutano.

A história de uma cinquentão que vai para os bancos universitários e rola um “ affair” com a Teacher alcoólatra e recalcada é cheio de adversidades dramáticas e pontos de superação, porém da forma como foi feito “Larry Crowne” é tão morno, tão morno que nem para chazinho essa água serve. Tudo dá errado para você. “Tudo bem, amanhã é outro dia” Eca! Auto – ajuda deprimente. CVV é melhor que isso.

O filme em si ficou falso, vazio, sem tesão. Se a vida sem tesão é uma porcaria, imagina ficção sem tesão. Não dá né! A mensagem final de superação e de que nunca é tarde para recomeçar, independente da idade ficou solta no universo. Quem sabe com isso, Hanks entenda que dirigir um filme depois de 15 anos – The wondres foi rodado em 1996 – as vezes não é igual a andar de bicicleta.

Ps: e totalmente desnesserário a caricatura do professor de economia. Eu tive até pesadelo com aquele ser de botóx e cara de peixe palhaço!

Uma resposta para “Quando o filme não tem Sazón…

  1. ahahahahahah
    Nossa, Carol! Agora mesmo é que eu não quero ver esse filme!!!
    Sabe quem é o japinha de cara esticada? Aquele do Star Trek, do seriado, que depois de terminado o seriado saiu do armário. Esses dias eu assisti um programa de humor, da Comedy Central, canal dos EUA, com esse cara e o William Shatner, que era o Capitain Kirk… coisa nerd total! Os caras mega acabados… e eu mais nerd ainda de assistir! ahauhauhauhauah

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s