Desejo, Palavras e Loucura.


Dica Vídeo locadora

Por Caroline Araújo

Filmes que trabalham as questões de sanidade mental, aliado , ou, com um fundo onde a utilização de entorpecentes e alucinógenos, como potencializadores, a gente tem algumas fileiras de prateleiras. A grande sacada é buscar uma faceta diferente que motive uma história.

“Ópium: Diária de uma Louca” (2007), uma produção húngara – alemã dirigida por János Szász, não apenas apropria-se da questão esquizofrênica, como pincela libidinosamente os limites entre a sanidade e esquizofrenia, numa explosão de olhos esbugalhados que adentram as retinas reforçadamente devido ao trabalho de edição do som extremamente meticuloso.

A narrativa transcorre no inicio do século XX, na Hungria, onde o escritor e médico viciado em morfina; Josef Brenner, incapaz de escrever uma única linha, sofre de um bloqueio mental que o aterroriza, e caba indo trabalhar em uma instituição a lá técnicas medievais, na tentativa de utilizar seus novos métodos de psiquiatria.

Lá, depara-se com uma paciente plácida, esquizofrênica, dominada e assombrada obsessivamente pela compulsão de escrita e por ser “tentada” a ser uma das putas de satã, como ela mesma vocifera. Instigado, Brenner passa a trabalhar a paciente, o que acaba gerando uma tensão sexual que ao mesmo tempo que instiga, afasta Brenner de si mesmo.

Fotograficamente difuso, com planos contemplativos lindos. A Atuação perfeita da Kirsti Stubø no papel de Gizella, a jovem atormentada, é algo sublime. Roteiro denso, extremamente filosófico, trabalha no pano de fundo a ética e apropriação, e principalmente, o reflexo humano de auto -defesa e a sua crueldade em salvaguardar sua pele, ao invés de assumir os erros.

O ponto principal, é que se trata de uma produção fora de padrões comerciais, pouco vista, mas extremamente premiada, com grandes momentos, embora a montagem tenha deixado um tando morosa a narrativa, sendo um ponto negativo. Contudo, a intensidade do desejo que arde nos personagens, transpassa a tela. Assistir acompanhado é uma dica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s