O Fantástico encanto da Incomensurável fantasia.


As-Aventuras-de-Pi

 

Em cartaz

Por Caroline Araújo

 

Ang Lee sempre nos brindou com um transbordamento cinematográfico em seus filmes. De maneira delicada, e quase que cirúrgica este diretor asiático, consegue como pouco, extrair dos planos, algo além das imagens ali produzidas. Em dezembro passado, aportou pelas salas tupiniquins seu mais novo trabalho que ao contrário de algumas previsões, estourou as bilheterias ao redor do globo.

aventuras-pi

“Life of PI – As Aventuras de PI” (2012) roteirizado por David Magee inspirado no livro do escrito Yann Martel que se inspirou para escrever essa história no livro “Max e os Felinos” do escritor brasileiro Moacyr Scliar publicado em 1981. No filme, temos a historia de Piscine Molitor Patel (Suraja Sharma quando jovem) nosso PI, uma garoto indiano que cresceu num zoológico administrado por seu pai, que quando este percebe que a politica de seu país tente a ficar complicada, decide mudar-se com a família para o Canadá. Mas para isso, levará os animais de seu zoo para serem vendidos a outros zoo’s da América que já se mostraram interessados, e assim com o dinheiro, poder começar uma nova vida neste outro país.

LIFEOFPI-2

Claro, que tudo não ocorre assim. Devido a uma tempestade, o navio cargueiro onde todos, família e animais viajam, sofre um naufrágio e todos morrem menos PI, uma zebra com sua perna quebrada, uma mamãe macaco uma hiena feroz e louca e um lindo Tigre de bengala chamado Richard Parker. Alguns acontecimentos a partir deste ponto são óbvios. Os animais assustados e acuados em um barquinho salva vidas, irracionalmente, matam um ao outro, restando PI e o TIGRE, que a propósito não é manso, claro.

As-Aventuras-de-Pi-16Nov2012_02

A jornada deste ponto em diante, torna-se uma construção imagética digna de Salvador Dali, com uma fotográfica que transcende uma beleza surreal, como se aquele mar, aquele céu fossem oníricos. O que casa muito bem com a trama da história que aborda as questões religiosas, de fé, crença, e Deus em lindos momentos de reflexão. Contudo, existe certa demora (típica de Lee) para que a ação engrene, e isso é um demérito na força da narrativa.

Life-of-Pi-5

Discussões religiosas, relações familiares, instinto de sobrevivência, trabalho de tolerância, de entrega e inclusive de persistência e de crença. Junte tudo isso no caldeirão de Lee e acrescente inclusive uma bela ilha carnívora cuja forma nos remete a deus indiano Vishnu deitado. Ang não se furta de filosofar, de nos brindar com um céu estrelado de incalculável singeleza.parafraseando o próprio PI adulto: “A fé é uma casa de muitos quartos”.

As-Aventuras-de-Pi-24Out2012_07

As comparações ao “Naufrago” de Tom Hanks e sr. Wilson é inevitável pelo falto de ambos os filmes terem personagens de ficam a deriva seja numa ilha seja num barquinho. Contudo, deixando o drama humano do filme de Hanks, este, nos mostra que mesmo num tempo onde a maior parte dos filmes gire em torno de violência, horror, bombas, drogas, sexo e coisas do gênero, ainda EXISTE espaço para fábulas que acalentam o coração. Sempre irão existir.

as-aventuras-de-pi2

De Forma, medicamentosa, Lee acalentou vários corações com sua poesia em tela, e o melhor, sem restrição de faixa etária. Vale mencionar que há anos Hollywood tentava infrutiferamente adaptar este livro para as telas e vários diretores de diferentes nacionalidades entraram e saíram do projeto, vindo cair e ser concretizado no colo desse chines. Indicado ao Globo de Ouro de melhor, Drama, Direção( com aplausos) e trilha musical e forte candidato ao Oscar deste ano.  Sem contar a magistral competência dos efeitos visuais que possibilitaram esse infinto horizonte sem palavras. Assistam em 3D, vale muito a pena. Boa sessão!

As-Aventuras-de-Pi-16Nov2012_04

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s