AMERICAN HUSTLER


600full-american-hustle-poster

Opinião

Por Caroline Araújo

Levei um certo tempo para digerir de forma correta a nova incursão cinematográfica de um dos diretores queridinhos do momento David. O. Russell. De fato, o trabalho que O. Russell vem fazendo desde “O Vencedor”, passando pelo “O Lado Bom da Vida” e aportando em “American Hustler” nos demonstra a densidade existente na simplicidade, simplicidade esta na qual o diretor direciona sua lente para extrair boas e bem trabalhadas narrativas.

AMERICAN-HUSTLE-1

“AMERICAN HUSTLER – TRAPAÇA” (2013) é um impressionante trabalho de design de produção, ao mesmo tempo em que percebemos que David vem se reinventando a cada novo filme, como forma a demostrar suas nuances de direção, conseguindo com sua câmera virtuosa dissecar seus personagens de maneira surpreendente. Não a toa que ao se reinventar de quebra nos demonstra ser um dos mais exímios diretores de atores da atualidade. Desde  1981 quando “REDS” recebeu as 4 indicações ao Oscar pelas atuações principais e coadjuvantes, nenhum outro filme havia conseguido tal feito.

Christian Bale;Amy Adams;Bradley Cooper

Com um elenco memorável capitaneado pelo competentíssimo Christian Bale e a sexy Amy Adams, trás a luz um Bradly Cooper excepcional e uma Jennifer Lawrence estonteante, somando ainda Jeremy Renner e Louis C.K com interpretações brilhantes, para contar a história que se passa num pós Vietnã, de dois trapaceiros que são forçados a cooperar com um agente do FBI que deseja derrubar uma série de políticos e mafiosos. São homens e mulheres que tentam ser mais felizes usando máscaras, recriando realidades onde podem ser quem desejarem sem serem julgados.

download

Ninguém é inocente. A dicotomia de Mocinhos e vilões, entre o desprezo e a simpatia operam numa realidade aumentada. Tudo esta um tom acima da normalidade, num estilo hiperbólico de Martin Scorsese como o feito em “Os bons Companheiros” (1990).  O Roteiro de O. Russell e Eric Singer traz uma vasta oferta de diálogos competentes, memoráveis, que se tornam impressionantemente bem executados com o elenco grandioso, que se entrega nessa odisseia de enganadores.  A trilha sonora cirurgicamente escolhida, completa o sentido de que tudo o que se vê na tela tem um outro sentido, usando a mesma técnica de Paul Thomas Anderson feita com maestria em “Boogie Nights”. “Jeep’s Blues” de Duke Ellington faz parte do álbum “Ellington at Newport” onde se credita a renovação da carreira do compositor, da mesma maneira que ao utilizá-la como musica tema para os personagens de Bale e Adams, O. Russell nos dá a pista de que eles vivem nessas máscaras justamente porque precisam reinventar suas vidas.

Christian Bale;Amy Adams

 Tudo isso sem contar no figurino trabalhado por Michael Wikinson, que transforma nossos atores em personagens únicos, singulares, e com brilhos particulares, de forma fabulosa. É engraçado perceber a “ciclicidade” das coisas. O. Russell recebe indicações por um filme onde claramente vemos escolhas “Scorseseanas”, onde assim como o Mestre Scorsese produz um filme onde a realidade aumentada nos faz invadir a alma de personagens incomuns ao mesmo tempo simples, densos no mesmo instante em que suas ambições e atitudes são moralmente rasas. E com Scorsese trava um belo duelo de direção, na disputa do Oscar 2014. Porém, não é seu melhor trabalho. Mas sim, sua melhor produção.

DORP_04609

A linha que tece e que alinhava todo o projeto fílmico de O. Russell é impecável. Certamente. Mas ainda falta um “Q” para esse diretor estadunidense, dissecador de personagens loucos depressivos comuns no cotidiano de viver, ou tentar viver, o fadado “sonho americano”. Se existe algo de excepcional em “AMERICAN HUSTLER” são as atuações mais que competentes. Bale, Adams, Cooper e Lawrence são quatro cavaleiros que duelam de forma graciosa.  O que é falso? a gente vê a realidade que queremos de fato enxergar.

American_Hustle_40815

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s