Amor Líquido


MV5BZGVmY2RjNDgtMTc3Yy00YmY0LTgwODItYzBjNWJhNTRlYjdkXkEyXkFqcGdeQXVyMjM4NTM5NDY@._V1_UY1200_CR90,0,630,1200_AL_

Opinião por

Caroline Araújo

Socialmente vivemos uma pressão abominável sobre o que faz uma pessoa ser considerada de sucesso: Ter um bom emprego, conseguir ter férias maravilhosas, filhos lindos e educados, dinheiro sobrando, e lógicamente, casada, amando horrores e sendo amada. Conto de fadas. Não existe formula de felicidade. Ou para o amor. Essas duas “coisas”, na maioria das vezes são a força motriz da maior parte dos relacionamentos. Projeções que fazemos sempre como se a tal felicidade ou o amor estivessem necessariamente dependente de termos alguém. Bauman em sua Modernidade líquida coloca que o mundo está repleto de sinais confusos, de coisas voláteis, que mudam com rapidez e formas imprevisíveis e que com isso, os laços humanos tornaram-se frágeis.

Marriage-story-750x380

O Novo filme de Noah Baumbach não fala sobre laços humanos frágeis, pelo contrario. Ele transpassa pela objetiva de Robbie Ryan, a fragilidade em nos doamos por completo numa relação, auscultando o outro, cedendo, e ao mesmo tempo construindo uma relação que seja forte e que faça com que as partes envolvidas tenham um porto seguro. “Marriage Story – História de um Casamento”(2019) que estreiou no inicio de dezembro na Netflix é extremamente tocante, realista, e cru. Cru num sentido sem romance.

2019_12_09_83344_1575863164._large

Uma abertura afetuosa prepara o terreno para uma densa troca de amor entre os protagonistas Charlie ( Adam Drive) e Nicole ( Scarlett Johansson). Digo troca de amor, porque no fundo, a ruptura de emoções que explode na tela, intensionalmente dolorosa e calculada pelo diretor, leva o espectador numa espiral de desencontros que ao mesmo tempo que distância nossos protagonistas, os aproximar, provendo belíssimos duelos de atuação que por si só valem o sofá com pipoca, falam o tempo inteiro sobre amor.

Brody-MarriageStory

“Marriage Story” conta-nos a história de duas pessoas que chegaram a um ponto das suas vidas em que o casamento e o amor que nutriam um pelo outro já não são fortes o suficiente para sustentar a união. E a única solução é o divórcio. O Interessante, é que começamos o filme com a análise individual de cada lado sobre o que mais amam um no outro. Temos a impressão que trata-se de uma separação que irá pela mediação e de forma amigável. Acontece, que como somos imperfeitos, o rancor que vez ou outra anda lado a lado com o tal amor abre a dúvida e entram os tais advogados e o divórcio de tribunal.

Marriage-Story-Director-Noah-Baumbach-GQME

É um filme de atuação. Sem sombras de dúvidas. Mas também de roteiro. Se não houvesse uma história boa escrita, nenhum dos atores conseguiria dar o máximo de si e brilhar da forma que brilharam. A Fotografia clean de Ryan alterna os planos fechados com planos abertos cujo foco sempre transcorre a atuação de quem esta na cena. Temos um filme maduro, verdadeiro, catártico, mas que no fundo tem uma certa esperança, pois esse fim de história que ele retrata trás na algibeira um recomeço para ambos os lados envolvidos. Temos metamorfose. Temos busca por compreender o sofrimento que se segue. Temos seres imperfeitos, cada qual em seu devido papel. Nenhum mais, nenhum menos. E mesmo, nesse fim, temos que um divórcio não é necessariamente o fim do sentimento, mas sim, sua transformação. Devir amor, como a personagem Nicole escreve no exercício terapêutico que não consegue ler, mas, no plot final o filho, objeto de disputa de casal trás a tona : “vou amá-lo para sempre, mesmo que não faça sentido”.

Excelente filme.

Uma resposta para “Amor Líquido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s